No último dia 12/12/2012, deu inicio ao II Seminário Nacional de Educação de Surdos que teve como tema; " Politicas Linguísticas para a Educação de Surdos" é parte das ações do Subprojeto: LABORATÓRIO PEDAGÓGICO DO PROGRAMA EM AÇÃO- LAPEGIANDO.
A educação de alunos surdos é o foco desse seminário, suscitando nos acadêmicos professores e profissionais o interesse por discutir, problematizar e implementar estratégias de ensino com enfoque na educação inclusiva, visando alcançar os alunos na sua diversidade de aprendizagem,já que a inclusão do aluno surdo, mais do que uma proposta educacional configura-se como um paradigma politico, linguístico e educacional.
CURSO DE LIBRAS - SEST SENAT
Aprender uma nova língua é muito importante, como educadora em especial a língua de sinais LIBRAS.
Sabemos que no mundo de hoje devemos estar preparados para esse público, pois na campo da educação há grande necessidade de lidar com crianças, adolescentes, jovens e adultos uma problemática real que educadores enfrentam em não saber se comunicar com os surdos.
Possibilitar ao professor da Educação Básica e aos futuros professores e comunidades acadêmica em geral discussões e troca de experiencias que habilitem a intervir nas diferentes realidades de aprendizagem dos educandos surdos, baseado em uma proposta de uma politica linguística.
Discutir sobre a importância da libras como língua da comunidade surda, identificando suas características linguísticas enquanto língua natural.
Instrumentalizar os professores e acadêmicos por meio de oficinas, para debater acerca da língua de sinais e da características culturais e identitárias das pessoas surdas.
Professores, alunos e profissionais em geral que atuam ou tem interesse em conhecer as especificidades e os desafios da educação dos surdos.
Dessa forma a UFOPA assumiu compromisso e responsabilizou-se não só com a formação inicial de educadores, mas com a educação de surdos no município de Santarém e no Brasil.
Dioni Galvão/ Pedagoga- Santarém do Pará