domingo, 29 de setembro de 2013

PARÁBOLAS

Disciplina: Ensino Religioso                         
Professora: Dioni Galvão
Assunto: Parábolas

Esse é o resultado  do trabalho realizado com os alunos da escola Catarina Huber , estudo das parábolas.
DIONI GALVÃO 
Professora do 2º ano

Disciplina: Ensino Religioso                         série: 2º ano
Professora: Dioni Galvão
Assunto: Parábolas
Parábolas segundo o Dicionário: s.f. Comparação desenvolvida em pequeno conto, no qual se encerra uma verdade, um ensinamento. Trata-se de uma história curta, cujos elementos são eventos e fatos da vida cotidiana. Esses acontecimentos ilustram uma verdade moral ou espiritual contida na história. As parábolas são histórias que se caracterizam por serem de certa forma curtas e objetivas. Elas têm o objetivo de transmitir ensinos e normalmente o fazem por meio de comparações, da explicação de fatos reais e de elementos comuns à época em que foram escritas. Os ensinos transmitidos são os mais variados, mas, normalmente, vemos ensinos ligados à moral e virtudes, à sabedoria e também à religião e doutrina.
Nosso Senhor Jesus Cristo relata o Seu ensinamento sobre a propagação do Reino de Deus ou do Reino dos Céus entre os homens.
Os Dois fundamentos (a casa sobre a rocha) Jesus contou a história de dois homens que construíram as suas casas, um homem sábio, construiu a sua casa sobre a rocha, mas o homem tolo construiu sua casa na areia.  Quando ouço escuto e faço a vontade de Jesus, sou como o homem sábio que construiu sua casa num fundamento forte e seguro. Mateus 7: 24.
 Os Dois Filhos, Deus quer que sejamos filhos obedientes não somente no nosso falar, mas também na maneira de agir. “Como filhos obedientes, não vivam conforme aos seus desejos que vocês tinham antes de conhecer a Deus, pelo contrario, sejam santos em tudo o que fizerem, assim como Deus, que os chamou, é Santo. I Pedro 1: 14- 15.
A Pérola de Grande Valor, o Reino dos céus é um tesouro valioso que devemos colocar em primeiro lugar em nossa vida. “Portanto, ponham em primeiro lugar na sua vida o reino de Deus e aquilo que Deus quer, e ele lhes dará todas essas coisas”. Mateus 6: 33.
Vestido Novo e Vinho Novo, nessa parábola Jesus nos ensina  que novas e velhas atitudes não podem conviver juntas, aprendemos também que se amamos a Deus devemos agradá-lo com nossa vida, todo discípulo de Jesus dispõe a sua vida para mudar.  “Ninguém Poe remendo de pano novo em vestido velho... Mateus 9: 16.
O Bom Samaritano, Jesus nos ensina que sejamos bondosos para com todos, não importa quem seja. Deus deseja que demonstremos amor prático a todas as pessoas, fazer o bem alegra o coração de Deus. “Assim como eu os amei, amem também uns aos outros” (João 13: 34).
O Rico Insensato essa parábola Jesus contou a um homem que estava brigando com seu irmão por causa de uma herança. Jesus explica que os bens deste mundo são passageiros, que as pessoas sábias investem no Reino dos Céus, que devemos colocar Jesus como primeiro no seu coração, que Deus dura para sempre, as coisas materiais tem fim. “Pois onde estiverem as suas riquezas, aí estará o coração de vocês”. Mateus 6: 21.
Os Trabalhadores da Vinha Deus quer que não julguemos as pessoas, quer que não sejamos invejosos, mas que sejamos amorosos e misericordiosos. “ Assim, aqueles que são os primeiros serão os últimos, e os últimos serão os primeiros” . Mateus 20: 16.
Conforme observamos, as parábolas contadas por Jesus Cristo são ensinamentos vivos e claros, nos quais está contido o ensinamento integral da Salvação humana, do Reino de Deus.
ATIVIDADE
I-      De acordo com o que você aprendeu sobre as parábolas de Jesus, leia as questões com atenção e responda no seu caderno.
1-    O que acontece com as pessoas ou crianças que não obedecem à palavra de Deus?
2-    Escreva 5 características de lares construídos na areia.
3-    Que coisas nos estimulam sermos desobedientes?
4-    Jesus é a sua perola de grande valor?
5-     O que aconteceria se a gente ficasse bebendo água  num copo sujo?
6-    Leia e pense. “O copo somos nós, e a água é a vida de Deus dentro da gente. Nós somos como um copo para conter Deus, mas se a nossa vida ( copo) for suja, a vida de Deus  não pode fluir em nós,e os outros não  percebem que somos filhos de Deus”. Agora responda.
a)    Como está o copo da sua vida?
b)    Você já recebeu Jesus no seu coração?
7-    O que teria acontecido com o judeu se o bom Samaritano não tivesse ajudado?
8-    O que é inveja?
9-    Você já sentiu inveja de algum coleguinha?

10- Agora que você já conhece as parábolas que Jesus usou para ensinar os princípios muito importantes para nós, diga qual dessas parábolas, mas lhe chamou atenção.
Os animais domésticos são pequenos ou grandes animais que podem chegar a ser domesticados pelo homem e, portanto, conviver com eles. 

Os animais domésticos são pequenos ou grandes animais que podem chegar a ser domesticados pelo homem e, portanto, conviver com eles. 

domingo, 15 de setembro de 2013

Trabalho de orientadora social

 O trabalho de orientadora social dos adolescentes de 15 a 17 anos , tem sido muito gratificante, pois ao realizar esse trabalho estamos contribuindo no desenvolvimento  pessoal , cultural, esportivo e também na educação ambiental dos jovens que participam do serviço do CRAS .
                                                                      CAMINHADA ECOLÓGICA                                                 

                                           CARIMBÓ DANÇA DA CULTURA PARAENSE
                                                            OFICINA DE TEATRO
                                                          OFICINA DE CAPOEIRA

                                                     OFICINA DE ARTESANATO
DINÂMICA DE GRUPO
                                   Essas são algumas atividades realizadas com os adolescentes de 15 a 17 anos em Santarém do Pará, por orientadores e facilitadores do programa.
                                                                                 Dioni Galvão
                                                                                 Orientadora social

oficina de bichinhos de e.v.a - porta treco

Oficina de bichinhos de e.v.a para orientadores e facilitadores do Cras Santarenzinho.
As participantes  estavam motivadas em a aprender, pois as mesma devem repassar para seus alunos dos serviços que  o Cras oferece a crianças , adolescentes e ao grupo de idosos.




















Esse é o resultado do nosso trabalho.