sábado, 1 de junho de 2013

LITERATURA NA ESCOLA

Projeto Literatura
Esta sendo aplicado o projeto de literatura nas turmas do 2º e 4º ano, qual sou professora titular dessas turmas, na escola Catarina Huber.
Os alunos esperam o momento do projeto com muitas expectativas para saber o que irá acontecer no capitulo estudado. Desperta curiosidade nas crianças, eles ficam atentos a cada momento da história, tem sido  muito divertido e prazeroso , levar essas crianças a tomar gosto pela leitura.

MOMENTO DE REFLEXÃO

Lâmpada para os meus pês  é a tua palavra e, luz para os meus caminhos.  Salmos 119:105
 Professora Dioni Galvão- Santarém - Pará

PORTA- TRECO

Semana do meio ambiente.
Vamos refletir sobre nossas atitudes com relação ao meio ambiente.
Será que estamos fazendo algo para salvar o meio ambiente?
E as nossas crianças, elas estão sendo orientadas como e o que fazer em preservar o planeta?
Que tal essa semana trabalhar em sala de aula palestras, oficinas com materiais que podem ser reaproveitados, como : garrafas pet, papelão, restos de madeiras, embalagens, etc.

 Confecção de um porta treco, uma ideia pra fazer na sala de aula.
Materiais: garrafa pet,e.v.a,tesoura, cola, ferro elétrico.
                                                                                                                                     



Essa oficina foi realizada com meus alunos em sala de aula.
Dioni Galvão- alunos do 2º e 4º anos.

sábado, 20 de abril de 2013

PROJETO PÁSCOA
A escola realizou diversas atividades  durante a semana , atividades escritas , pinturas, apresentação de teatro. Para encerrar realizamos um culto com muito louvor e adoração.

                                          Temos a certeza de que JESUS está vivo entre nós.


sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

Deus não teve começo, ele sempre existiu e sempre existirá.

O começo - Gênesis 1
Há muito tempo, quando tudo começou, Deus fez o mundo.
Fez o sol para iluminar o dia. Fez a lua e as estrelas para iluminarem a noite. Fez o céu, a terra e o mar.
Fez as aves para voarem no ar, os peixes para nadarem no mar e os animais para morarem na terra. deus olhou para tudo que tinha feito e ficou muito contente. Tudo era muito bom. A terra estava pronta para receber pessoas. Por isso Deus fez o homem e a mulher - Adão e Eva.
Deus colocou Adão e Eva para tomarem conta do mundo - para cuidarem das plantas, arvores, aves e animais. Deus deu para eles um lugar lindo para morar. Lá havia rios com água fresca, árvores que davam sombra e tudo que é frutas para comer. o lugar se chamava jardim do Éden.
Deus não teve começo, ele sempre existiu e sempre existirá.
Gênesis significa “começo”. Começo do universo, da vida, do homem, do pecado.
   Sabemos que Deus criou todas as coisas. 
Diante dessa afirmação responda.
   Qual a importância para nós sabermos que Deus criou todas as coisas?

Leia Gênesis 2:1: Deus cuidou que tudo fosse feito de forma completa. Qual a frase, neste versículo, que demonstra isto?

    Gênesis 1: 22, diz que alem de criar os animais, Deus fez mais uma ação. Qual foi?

    Gênesis 2:8. Qual foi o nome do jardim criado por Deus?

   Deus é o Criador, Do nada, Ele fez tudo o que existe. 
Vamos desenhar tudo que Ele criou no universo.

Os céus declaram a glória de Deus e o firmamento anuncia a obra das suas mãos. Salmos 19: 1.




quarta-feira, 2 de janeiro de 2013

TRABALHANDO OS CLÁSSICOS LITERÁRIO

                                                            
TEMA: TRABALHANDO OS CLÁSSICOS LITERÁRIOS DE FORMA LÚDICA NA ESCOLA JESUS CONOSCO
PÚBLICO ALVO: ALUNOS DE EDUCAÇÃO INFANTIL E FUNDAMENTAL DO 1º AO 5º ANO

OBJETIVO GERAL
OPORTUNIZAR AOS PROFESSORES ATIVIDADES LÚDICAS DIVERSIFICADAS ENVOLVENDO OS CLÁSSICOS LITERÁRIOS, HISTÓRIAS REGIONAIS DE MODO A ENRIQUECER SUAS PRÁTICAS EDUCATIVAS EM SALA DE AULA. 
ESPECÍFICOS
ü  DESPERTAR NA CRIANÇA O GOSTO PELA LEITURA ATRAVÉS DOS CLÁSSICOS LITERÁRIOS APRESENTADOS EM FORMA DE TEATRO DE FANTOCHES
ü  INCENTIVAR AS CRIANÇAS A PRODUZIREM LIVROS COM FIGURAS ILUSTRATIVAS DE HISTÓRIAS REGIONAIS.
ü  ESTIMULAR A PRATICA DE PRODUÇÃO DE TEXTOS JORNALÍSTICOS  EM SALA DE AULA.
ü  RESGATAR O PRAZER DA CRIANÇA  CANTAR MUSIQUINHAS INFANTIS DE BRINCADEIRAS DE RODAS.

JUSTIFICATIVA
  AS ATIVIDADES LÚDICAS SÃO FATORES ESSÊNCIAS NO DESENVOLVIMENTO DO PROCESSO ENSINO APRENDIZAGEM. ATRAVÉS DO LÚDICO OS ALUNOS ADQUIREM DIVERSAS HABILIDADES DE MANEIRA MAIS PRAZEROSA E NATURAL. DIANTE DISSO, FAZ-SE NECESSÁRIA A INTRODUÇÃO DESSA METODOLOGIA NAS ATIVIDADES DIÁRIAS DOS DOCENTES, VISANDO UM MELHOR DESENVOLVIMENTO DA LEITURA E ESCRITA DOS ALUNOS DE EDUCAÇÃO INFANTIL E ENSINO FUNDAMENTAL.
    DESSA FORMA, APRESENTA-SE DE MANEIRA CRIATIVA HISTORIA DOS CLÁSSICOS PARA OS ALUNOS DA ESCOLA JESUS CONOSCO   E DA ESCOLA JOSÉ ALVES .



METODOLOGIA :SERÁ APRESENTADA  ATRAVÉS DE:
ü  HISTÓRIAS CONTADAS COM FANTOCHES.
ü   PRODUÇÕES DE TEXTOS JORNALÍSTICOS.
ü   CONFECÇÕES DE CADERNOS DE MÚSICAS INFANTIS.
ü   CONFECÇÕES DE LIVROS COM HISTÓRIAS REGIONAIS.

RECURSOS
ü   MATÉRIAS: E.V.A, CARTOLINA, COLA DE ISOPOR, TESOURA, PALITO DE CHURRASCO, OLHINHOS DE BONECA, PAPEL CARTÃO, LÁPIS, COLA QUENTE, LÃ, GARRAFA PET, PINCEL  ATÔMICO , PAPEL CHAMEX, BORRACHA, CARTOLINA, DIGITAL, COMPUTADOR, DATA SHOW, QUADRO BRANCO.
ü  HUMANOS: CORPO DOCENTE E CORPO DISCENTE DA ESCOLA.
ü   APRESENTAÇÃO DO PROJETO
ü   TEATRO DE FANTOCHES
ü   HISTORIAS REGIONAIS CONTADAS
ü   PRODUÇÃO DE TEXTOS JORNALÍSTICOS
üCONFECÇÃO DE CADERNOS DE MUSICAS INFANTIS   
                            














                                       












ESSE É O RESULTADO DO APROVEITAMENTO DA OFICINA "RESGATANDO O PRAZER DE APRENDER NA LÍNGUA PORTUGUESA" , MINISTRADO AOS PROFESSORES DO MUNICÍPIO DE ALENQUER NO PARÁ, REALIZADO NOS DIAS 26,27,28 E 29 DE DEZEMBRO DE 2012.
                                                                   DIONI GALVÃO