terça-feira, 30 de outubro de 2012

ATIVIDADES LÚDICAS

(Dinâmicas, jogos, brincadeiras)
Objetivo: 
Buscar alternativas de ensino e aprendizagem de Língua Portuguesa, cujo foco esteja no desenvolvimento efetivo das atividades de leituras, oralidade e escrita por meio de atividades lúdicas.
Concursos de rimas;
Concursos de produção textual;
Concursos de histórias ilustradas;
Concursos de poesias ou poemas;
Concursos de paródias.
Solicitar a um aluno a leitura de texto completo, livremente, com suas idéias, a frase: - O que o texto me diz... , depois pedir a um segundo aluno que complete, livremente, com idéias a frase:- O que eu digo do texto:... E a terceiro aluno que, dirigindo-se aos colegas anteriores, complete, livremente, com suas idéias, a frase: -- O que eu digo aos meus colegas:..
No final da atividade o professor poderá comentar experiências, observando contribuições à aprendizagem e manifestando percepções pessoais.




PROJETO DE ESCRITA (Projeto Interdisciplinar).
Objetivo:
 Oportunizar o conhecimento de elementos para uma proposta de trabalho que invista em interdisciplinaridade, partindo do dialogo entre Língua Portuguesa e outros campos de conhecimento. 
  Leve para sala de aula essa proposta de atividade, mobilize os alunos a construir projetos com os temas transversais. Projeto Interdisciplinar que possa envolver outras disciplinas (Ciências, História e Geografia, Matemática, e outras).
  Sugestões de alguns temas: saúde, lixo, alimentação, e etc.

Culminância
Encerrar com socialização  do projeto, para toda a comunidade escolar.
 SEJA UM MESTRE INEQUECÍVEL.
Ao iniciar a aula deixe seus alunos bem à vontade.
Leia textos reflexivos;
Mude as posições das cadeiras;
 Ouça músicas ambientes,
Realize dinâmicas, para mexer com os alunos;
Leve para sala de aula filmes, de acordo com o assunto a ser estudado.

           “Ser um mestre inesquecível é formar seres humanos que farão diferença no mundo”. (CURY, 2003).

Os sonhos são como ventos, você o sente, mas não sabe de onde eles vieram e nem para onde vão. Porém o essencial de todo trabalho é a prática, a avaliação da prática e a volta a prática, após a sua avaliação... Ninguém educa ninguém, ninguém educa a si mesmo, os homens se educam entre si, midiatizados pelo mundo... (FREIRE, 1996).

Dioni Galvão- Pedagoga

Nenhum comentário:

Postar um comentário