EDUCAÇÃO AMBIENTAL
Como o processo educativo deve partir da realidade do ser humano, precisa estar presente tanto na educação formal quanto na informal, ou seja, em todos os seguimentos da sociedade e em todos os níveis da educação, conforme a Lei 9795/99, que instituiu a Política Nacional de Educação Ambiental.
Entendendo que a sustentabilidade também se aplica ao ser humano e à sociedade humana, enquanto parte integrante do meio ambiente, como cidadã, pesquisadora e educadora, pretende - se aplicar a Educação Ambiental para crianças, adolescentes e adultos, nas escolas, na comunidade e em diversos setores sociais, no sentido de vencer desafios, como rompimento de paradigma, convivência com a diferença, superar a sociedade do ter, adoção dos princípios da precaução, da sustentabilidade e da solidariedade em nossos planejamentos e ações e exercício continuo de cidadania.
O assunto é quente e pode gerar atividades muito interessantes. “Quando se fala de questão ambiental, é comum ouvir as expressões cada um deve fazer a sua parte” e “estou fazendo a minha parte”. Elas apontam para responsabilidade individual de cada um frente ao tema e a seus problemas. Mas será que isso é suficiente para reverter a grave crise ambiental que o planeta atravessa?Esse tema poderá ser discutido através de palestra, para crianças, adolescentes, jovens em escolas, comunidades.
Nenhum comentário:
Postar um comentário